Read Time:4 Minute, 40 Second


Victoria Forrest, através da VIKA Books, revoluciona a forma como lemos livros e torna realidade a comunicação pré-fala entre bebês e adultos



Victoria Forrest, diretora da VIKA Books, está revolucionando a forma como lemos. Victoria incorpora tecnologias de smartphones nas páginas dos livros que cria. Isto significa que os leitores podem alternar facilmente entre a página impressa e um smartphone, acessando vídeo, texto, som e animação sob demanda, enriquecendo a forma como aprendemos. O primeiro livro de AR de Victoria, Where is the Bird? é um livro infantil que torna realidade a comunicação pré-fala entre bebês e adultos.


Vencedora do prestigioso prêmio InnovateUK ‘Women in Innovation’, D&AD Impact, National Technology Awards e Grande Empreendedora Britânica do Ano para Indústrias Criativas, VIKA é líder em inovação editorial.
“Meus livros conectados incorporam exclusivamente vídeo, som, realidade aumentada e linguagem de sinais à página impressa, tornando os livros mais dinâmicos e acessíveis”, disse ela, em entrevista ao Jornal do Rio de Janeiro.

O interesse da Victoria agora é apresentar o conceito ao Brasil. “Adoraria fazer uma tradução deste livro para o português com a língua de sinais portuguesa. Estou no Brasil em busca dos parceiros certos”, disse ela.

O livro que ganhou tantos elogios no Reino Unido se chama ‘Onde está o pássaro?’. É um livro infantil de realidade aumentada que inspira TODAS as famílias, tanto ouvintes quanto surdas, a interagir em linguagem de sinais em casa.

A linguagem de sinais pode ser facilmente usada com bebês e crianças pequenas antes que eles possam falar, e facilita uma fase de desenvolvimento chamada ‘Os Dois Terríveis, ou ‘Crise dos 2 anos’, um momento estressante na vida de uma criança quando a complexidade de seus pensamentos é maior do que sua capacidade de falar, resultando em acessos de raiva. Esses acessos de raiva não existem da mesma forma nas comunidades surdas em que a linguagem de sinais é usada.

“Parece uma oportunidade perdida”, diz Victoria, “Uma das partes mais frustrantes de ser pai são os acessos de raiva. E eles são tão fáceis de evitar. Se ao menos mais pessoas ouvintes soubessem o quão poderosa é a linguagem de sinais para a comunicação com as crianças antes que elas possam falar! explica Vitória.

O aplicativo buggy book + smartphone foi projetado para ser o mais portátil e acessível possível. As páginas despertam ilustrações mágicas que emergem da página como animações 3D coloridas antes de serem combinadas com demonstrações em vídeo de um sinal de linguagem de sinais.

“A tecnologia se chama Realidade Aumentada. Animações pop-up são incorporadas às ilustrações do livro e ativadas ao digitalizá-las com um smartphone. Assim que o desenho, por exemplo um pássaro, for ativado, ele mostrará uma animação 3D de um pássaro junto com um vídeo de como fazer o sinal de ‘pássaro’ em linguagem de sinais. Isso é apenas para este livro. Posso fazer muitas combinações diferentes de AR, vídeo, som e texto para qualquer assunto. Um livro se torna uma porta de entrada para um mundo de aprendizagem multimídia.” diz Vitória

Realidade Aumentada, ou AR, é uma tecnologia que permite que elementos virtuais sejam sobrepostos ao que vemos. Você precisa ter um smartphone ou óculos especiais. O uso mais popular da RA é o entretenimento por meio de filtros do Instagram e jogos como Pokémon GO. Vitória é uma das poucas pessoas a usar essa tecnologia com sucesso em livros e a primeira a usá-la para apresentar a linguagem de sinais à comunidade auditiva.

“Escolhi publicar meu primeiro ‘Livro Conectado’ em linguagem de sinais porque é uma linguagem não imprimível. Achamos que os livros são impressos em todas as línguas, mas não são, são impressos em todas as línguas faladas.”

“Quando você está sinalizando com qualquer criança, seja ela auditiva ou surda, é importante ter certeza de que há contato visual direto. Não se preocupe em acertar o sinal. Frequentemente, os sinais são descritivos do objeto que descrevem e, como envolvem movimento, são mais expressivos do que palavras. Por exemplo, o sinal de um avião pode ser movido no espaço para descrever como ele está voando. E como acontece com qualquer idioma, quanto mais você praticar, mais gratificante será. Experimente, é muito gratificante e delicioso”, explica Victoria.


Victoria livros de design e marcas que mostram os artistas e organizações do futuro. Ela recebeu um mestrado em Arte e Design de Comunicação pelo Royal College of Art de Londres e fundou a VIKA Books para criar publicações de arte inovadoras e de qualidade, aprimoradas por tecnologias criativas. Em 2022, Victoria ganhou o prestigiado prêmio Women in Innovation da Innovate UK e é uma das TechWomen100 do Reino Unido por seu trabalho no futuro do livro. Outros endossos vão desde Melhor Editora de Belas Artes e Empreendedorismo Extraordinário até D&AD Impact, Prêmio ‘Stevie’ de Negócios Internacionais e Prêmio Nacional de Tecnologia.
‘Victoria está perturbando o mercado de várias maneiras. Ela ultrapassa os limites de um mercado tradicional, criando um nicho especializado, inovador e necessário. Victoria demonstra o enorme valor que as mulheres podem trazer para a economia, ao mesmo tempo que criam os filhos, trabalham em casa e equilibram as necessidades de todos.’ — Mulher que Conquista o Prémio ‘Solopreneur’ Home Business
Para saber mais, visite: www.vikabooks.com online ou @vikabooks nas redes sociais.
Para apresentar suas histórias no formato mais elegante e dinâmico possível, envie uma mensagem para Victoria: hello@vikabooks.com

About Post Author

Jornal do Rio de Janeiro

A credibilidade é o sustento do nosso jornal, que trabalha arduamente para levar informações a vocês.
Happy
Happy
100 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %
Previous post Indicação de Bruno Lucena do (PL) leva reconhecimento aos digital influencers
Next post Jorge Miranda (PL) fala da entrega do Monte Horebe na cidade de Mesquita