Ações estão relacionadas ao suporte à medicina na detecção do câncer de mama, na promoção da terapia assistida por animais (TAA) e no apoio aos cães de autarquias
A Royal Canin, empresa que oferece Saúde Através da Nutrição para gatos e cães, reconhece a importância de criar impacto positivo na sociedade por meio de ações que vão além da nutrição, e segue em abordar questões que impactam a saúde e o bem-estar dos pets, incluindo o desenvolvimento sustentável e a responsabilidade social.
“Viver o propósito de fazer Um Mundo Melhor para os Pets significa promover, na prática, ações que disseminam o conhecimento sobre a guarda responsável de gatos e cães, e incentivar projetos sociais que reforçam a importância do pet na vida das pessoas, seja pelos benefícios da interação humano-animal, ou pelo importante papel que ocupam na sociedade, atuando em prol da medicina e a serviço da sociedade”, fala empresa.
Carla Pistori, Diretora de Assuntos Corporativos da Royal Canin Brasil, destaca que a Royal Canin busca ser um negócio que gera valor não só para os pets, mas também para as pessoas e para o planeta. “É por isso que trabalhamos para construir um negócio sustentável e socialmente responsável. Assim, moldamos nossa atuação em benefício de todo ecossistema. Nosso compromisso considera iniciativas nesses três pilares – pets, pessoas e planeta. Acreditamos que parcerias estratégicas e sólidas são fundamentais para ampliar nosso alcance. Ao unirmos esforços, melhoramos o impacto coletivo e avançamos em direção a um ‘Futuro Melhor para os Pets’, as Pessoas e ao Planeta”, afirma a executiva.
Atualmente, a companhia mantém um trabalho próximo e contínuo com importantes organizações e projetos do setor. Conheça as parcerias:
KDOG – Suporte à medicina na detecção do câncer de mama
Parceria firmada em 2019 com a Sociedade Franco-Brasileira de Oncologia (SFBO) e o KDOG, que realizam um trabalho pioneiro no país em prol da prevenção do câncer de mama. Cães possuem um olfato extremamente aguçado e, quando treinados, podem identificar odores específicos associado a certas condições, como o câncer. Com base no princípio da odorologia canina, o KDOG usa um método não tecnológico e não invasivo para detectar mais de 40 tipos de câncer de mama, em mulheres e homens, em estágio inicial. A detecção envolve o trabalho de cães que cheiram lenços de suor usados anteriormente por pacientes para acelerar o acesso ao mamógrafo. Por meio desse programa, os cães detectores de câncer de mama fornecem um exemplo do que os animais podem realizar em prol da pesquisa científica e da saúde dos seres humanos.
IBETAA – Suporte à saúde mental na promoção da terapia assistida por animais
Outra instituição parceira é o IBETAA (Instituto Brasileiro de Educação e Terapia Assistida). O projeto oferece assistência gratuita a crianças com disfunção cognitiva, emocional ou físico-motora, com a participação de gatos e de cães terapêuticos como instrumentos facilitadores no ambiente escolar e clínico, promovendo benefícios biopsicossociais decorrentes da interação entre humano e animal. O grande diferencial do serviço disponibilizado à população é a inserção do pet como “coterapeuta”, ao lado de profissionais das áreas da saúde e da educação, de maneira a ajudar pacientes que, no atendimento convencional, possuem mais dificuldade. Outro benefício se refere ao tempo de evolução do assistido, ou seja, maior progresso em menor tempo, tendo como base a motivação do paciente gerada pelo vínculo entre ele e o pet. O Instituto IBETAA busca criar parcerias com hospitais da rede pública de saúde e com entidades de apoio às crianças das cidades de São Paulo (SP) e de Londrina (PR) para oferecer um trabalho humanizado de forma gratuita.
IBETAA – Projeto Cães de Assistência Judiciária
A Royal Canin apoia o Instituto Brasileiro de Educação e Terapia Assistida (IBETAA) no inovador projeto “Cão de Assistência Judiciária”. Desenvolvido por Luciana Issa, fundadora e diretora técnica do Instituto, esta iniciativa pioneira está transformando a maneira como as crianças e adolescentes vítimas de violência são acolhidos e apoiados. O projeto “Cão de Assistência Judiciária” é um marco significativo na promoção do bem-estar emocional e recuperação de crianças e adolescentes que sofreram abuso sexual, maus-tratos e abandono. O adorável cão Bello, da raça Bernese, tornou-se o primeiro ‘Cão de Assistência Judiciária do Brasil’ a atuar em um Tribunal de Justiça. Sua presença não apenas proporciona conforto emocional, mas também desempenha um papel fundamental na redução do estresse e da ansiedade que muitas vezes acompanham essas situações traumáticas. O IBETAA, com sua dedicação à educação e Terapia Assistida por Animais, tem desempenhado um papel vital no treinamento desses cães dentro dos fóruns, inaugurando uma abordagem única e eficaz para apoiar crianças e adolescentes em momentos cruciais de suas vidas. O Cão de Assistência Judiciária desempenha várias funções cruciais, incluindo o fornecimento de apoio emocional durante depoimentos e audiências judiciais, ajudando a construir um ambiente mais acolhedor e seguro.
MEDICÃO – Suporte à saúde mental na promoção da terapia assistida por animais
A Royal Canin é parceria do projeto MEDICÃO Brasil, eleita como uma das principais associações existentes na execução da Terapia Assistida por Animais (TAA), que utiliza cães para fins terapêuticos em hospitais e clínicas de saúde do Estado de São Paulo de forma gratuita. A ação busca dar vida aos resultados de estudos científicos que revelam que a utilização de cães no ambiente terapêutico é uma ideia bem-vinda nas reabilitações. Cada vez mais instituições de saúde têm investido na ideia de que as visitas e intervenções assistidas por animais são práticas inovadoras que melhoram sensivelmente a qualidade de vida dos seus pacientes. Treinados para fornecer conforto, apoio emocional e interação positiva, esses cães desempenham um papel valioso pela melhoria das condições físicas e emocionais de inúmeros pacientes em recuperação.
Autarquias – Suporte na segurança da sociedade
A marca apoia aproximadamente 80% dos cães de autarquias no Brasil (Guarda Municipal, Polícia Militar, Força Aérea, Fuzileiro Naval, Brigada Militar etc.) com o fornecimento de alimentos e de apoio nutricional adequado, de acordo com as necessidades específicas de saúde e de bem-estar desses animais. O tipo de trabalho, intensidade, duração, condição corporal e temperatura do ambiente ao qual são expostos são fatores que influenciam na dieta desses animais. Desta maneira, a precisão nutricional é de extrema importância para melhorar a qualidade de vida dos cães que trabalham em serviços autárquicos, como forças de segurança, resgate, busca e salvamento, entre outros.
Para conhecer mais os projetos da Royal Canin no campo da sustentabilidade, acesse o site.
Por Mayara Aiach
About Post Author
Jornal do Rio de Janeiro
More Stories
Holding SM acelera crescimento com diversificação de negócios e expansão internacional
Holding SM acelera crescimento com diversificação de negócios e expansão internacional
Jornal do Rio de Janeiro tem página derrubada e sofre com censura
Jornal do Rio de Janeiro tem página derrubada e sofre com censura
Com 57 mortos, enchente de maio no RS já mata mais que temporal de setembro do ano passado
Com 57 mortos, enchente de maio no RS já mata mais que temporal de setembro do ano passado