Voo 2283 havia decolado de Cascavel (PR) com destino a Guarulhos (SP), mas caiu em Vinhedo; Assista o vídeo:
Um avião com 57 passageiros e quatro tripulantes, totalizando 61 pessoas a bordo, caiu em um condomínio no bairro Capela, em Vinhedo (SP), no início da tarde desta sexta-feira (9). Não há sobreviventes, segundo a Prefeitura da cidade.
Segundo a Voepass Linhas Aéreas, antiga Passaredo, companhia aérea dona da aeronave, trata-se de um avião turboélice de passageiros, modelo ATR-72, que saiu de Cascavel (PR) com destino a Guarulhos (SP).
Em nota, a Voepass disse que acionou “todos os meios” para apoiar os envolvidos, mas que não é possível dizer a causa do acidente. Segundo o site Flight Radar, que monitora voos pelo mundo, o voo 2283 estava em uma área com alerta de congelamento.
A cidade de Vinhedo fica a 79 km a noroeste da capital do Estado de São Paulo. Tem 76.540 habitantes. O prefeito do município é Dario Pacheco (PSD). Ele está no local.
O Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos), da FAB (Força Aérea Brasileira), foi acionado para atuar no caso. Investigadores do órgão em São Paulo já estão a caminho de Vinhedo.
IMAGENS DO ACIDENTE DA VOEPASS
Imagens que circulam nas redes sociais mostram o momento em que o avião perde completamente a sustentação e começa a girar em torno do próprio eixo até cair no chão.
POLÍTICOS LAMENTAM
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) estava em um evento em Itajaí (SC). Ele interrompeu o discurso para informar os presentes sobre o acidente e pedir 1 minuto de silêncio pelas vítimas: “Parece que todos morreram” –assista (1min28s).
Os governadores de SP, Tarcísio de Freitas (Republicanos), e do PR, Ratinho Jr. (PSD), estão a caminho de Vinhedo. Os 2 estavam no Espírito Santo para um encontro do Cosud (Consórcio dos Estados do Sul e do Sudeste).
Tarcísio afirmou que será montado um “gabinete de crise”, com os governos federal e estadual, e com a FAB (Força Aérea Brasileira). Disse também que as providências serão tomadas assim que chegar à Vinhedo.
O ministro Silvio Costa Filho (Portos e Aeroportos) participará do comitê especial, segundo Lula. O ministério emitiu uma nota em que diz lamentar o acidente e que a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) acompanha o caso junto aos familiares.
Ratinho Jr. declarou que ainda não há muitas informações disponíveis a respeito dos passageiros, mas que há uma comoção na cidade de Cascavel. Manifestou solidariedade em um “dia triste”.
SITE DA VOEPASS
O site da companhia aérea apresentou muita instabilidade no momento do acidente. Chegou a ficar fora do ar. Agora mostra uma imagem estática com números de contatos de telefones para os familiares das pessoas a bordo e também para profissionais da imprensa.
Leia a íntegra da nota da Voepass:
“A Voepass Linhas Aéreas informa a ocorrência de um acidente envolvendo o voo 2283- avião PS – VPB, nesta terça-feira, dia 09 de agosto, na região de Vinhedo-SP. A aeronave decolou de Cascavel-PR com destino ao Aeroporto de Guarulhos, com 58 passageiros e 4 tripulantes a bordo.
“A Voepass acionou todos os meios para apoiar os envolvidos. Não há ainda confirmação de como ocorreu o acidente e nem da situação atual das pessoas que estavam a bordo.
“A companhia está prestando, pelo telefone 0800 9419712, disponível 24h, informações a todos os seus passageiros, familiares e colaboradores.”
Leia a íntegra da nota do Ministério de Porto e Aeroportos:
“O Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) lamenta profundamente o acidente envolvendo a aeronave com passageiros, ocorrida em Vinhedo-SP, no início da tarde desta sexta-feira (9), e manifesta solidariedade aos familiares e amigos das vítimas.
“A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) está acompanhando a prestação do atendimento aos familiares pela empresa aérea, bem como adota as providências necessárias para averiguação da situação regulamentar da aeronave e dos tripulantes, no âmbito de suas atribuições.
“O Governo Federal acompanha ainda os desdobramentos das investigações oficiais sob competência do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa).”
Leia a íntegra da nota da Prefeitura de Vinhedo:
“Lamentamos profundamente a tragédia ocorrida com a queda da aeronave ATR da companhia VOEPASS nesta sexta-feira, 9 de agosto, por volta das 13h30 no Recanto Florido em Vinhedo, com a morte de 62 pessoas que estavam a bordo do voo.
“Os corpos das vítimas estão sendo levados para o IML de Campinas para os procedimentos legais.
“Desde o ocorrido, a Prefeitura de Vinhedo, por meio das secretarias de Saúde, Obras, Defesa Civil e Guarda Municipal, está no local oferecendo suporte aos trabalhos do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e aguardando a chegada dos órgãos da Aeronáutica, responsáveis pela investigação.
“Os focos de incêndio e maiores riscos já foram controlados, o objetivo maior, desde o início, foi o de garantir a segurança de todos no local e o atendimento a possíveis vítimas, com a Santa Casa de Vinhedo, Santa Casa de Valinhos e Hospital Galileo preparados para oferecer todo o suporte.
“Assistentes sociais, membros da Defesa Civil e da equipe de engenharia da Secretaria de Planejamento Urbano estão no local prestando apoio a toda vizinhança afetada.
“A Prefeitura de Vinhedo está em contato com a Prefeitura de Cascavel, oferecendo assistência e informações às autoridades, empresa e familiares das vítimas. Para ampliar o suporte, foi montada uma Central de Apoio às Famílias das Vítimas na sede do Programa Quero Vida que funcionará 24h. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (19) 3827-7899 na Guarda Civil de Vinhedo.
“Neste momento de profunda dor, expressamos nossas mais sinceras condolências às famílias e amigos das vítimas.”
About Post Author
Jornal do Rio de Janeiro
More Stories
EUA é o país com mais títulos no Miss Universo; veja outros que venceram
EUA é o país com mais títulos no Miss Universo; veja outros que venceram
Usinas centralizadas de energia renovável já movimentam mais de R$ 64,3 bilhões no Brasil
A cidade de São Paulo recebeu nos dias 02 e 03 de outubro de 2024, no Villa Blue Tree, a...
Vereador Fernandinho de Mendes faz denúncias graves à atual gestão do município em sessão pública da Câmara
Vereador Fernandinho de Mendes faz denúncias graves à atual gestão do município em sessão pública da Câmara
Eleição 2024 para prefeito em Mendes RJ não foi favorável ao bolsonarismo
Eleição 2024 para prefeito em Mendes RJ não foi favorável ao bolsonarismo
Outubro Rosa: Unigranrio-Afya oferece diversos serviços gratuitos voltados para a saúde da mulher
Outubro Rosa: Unigranrio-Afya oferece diversos serviços gratuitos voltados para a saúde da mulher
Os idosos em boas mãos com o Projeto Amigos do Bem Mesquita
Os idosos em boas mãos com o Projeto Amigos do Bem Mesquita