“Vejo a diferença que o projeto faz nas capacidades dos alunos, impactando tanto a eles, quanto as suas famílias, seja em termos de competências profissionais para a inclusão produtiva ou em termos de fortalecimento da cidadania”, disse mestre Ferradura, diretor do Instituto Brasileiro de Capoeira Educação IBCE
No sábado (03/02), 14 jovens do Morro da Babilônia, no Rio, serão selecionados para participarem da Profissionalização em capoeira do Instituto Brasileiro de Capoeira Educação (IBCE).
Os jovens se tornarão monitores de capoeira infantil, após passarem por um processo de um ano, com um currículo que envolverá todos os aspectos da cultura afro-brasileira aliado a conhecimentos essenciais para a inclusão produtiva, como matemática, inglês, informática e sustentabilidade, além de primeiros socorros com a SAMU.
Os jovens passarão a integrar o corpo docente do Instituto Brasileiro de Capoeira Educação, se transformando em multiplicadores e promovendo a mudança social por meio da arte, educação, cultura e do esporte.
Omri Breda, que é conhecido como Mestre Ferradura, diretor do IBCE, diz se sentir realizado ao ver o projeto avançando e os objetivos alcançados.
Instagram: https://www.instagram.com/capoeiraibce
https://www.instagram.com/ferradura_capoeira
O IBCE possui vários trabalhos sociais, como por exemplo o Capoeira de Rua, Creche Santa Clara, Projeto Benjamin Constant para crianças com deficiência visual, Capoeira na Maré, Capoeira no DEGASE, Capoeira Nem, Capoeira no Pinel, Capoeira nas Ocupações,Capoeira na Escola Pública, Formação em Capoeira Educação, Roda Com Rango e Bolsas para Capoeira na Praça.
Em entrevista ao Jornal do Rio de Janeiro, a coordenadora técnica do Instituto, Luiza Breves, disse estar honrada em fazer parte do time, pois tem podido contribuir na realização de muitos jovens.
“Estamos orgulhosos da nossa primeira turma de formandos e muitos deles já estão em treinamento para a segunda etapa de formação, onde já vão poder atuar como monitores nas aulas de capoeira, seja nas escolas ou comunidades em que o IBCE atua, além de darem suporte aos novos alunos de 2024, tornando-os capazes também de serem multiplicadores de conhecimento em novas iniciativas dentro da Babilônia ou em outros territórios”, completou ela
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